terça-feira, 8 de setembro de 2009

roteiro da peça vidas secas

roteiro da peça

personagens:baleia->cadela da familia
Sinha Vitoria->mulher de Fabiano,sofrida,mae de 2 filhos,lutadora e inconformada com a miséria em que vivem
Fabiano->nordestino pobre,ignorante que desesperadamente procura trabalho,bebe muito e perde dinheiro em jogo
filhos->crianças pobres sofridas e que nao tem noçao da propria miséria em que vivem.

roteiro
Sinha Vitoria com o filho mais novo e baú de folha na cabeça,Fabiano com a cuia presa ao cinturao e espingarda no ombro.menino mais velho e cachorro atras pisam todos descalços na lama seca e rachada,chegam a uma fazenda abandonada e Fabiano pega algumas madeiras do chiqueiro e faz fogueira,Baleia foi a procura de preá e trouxe um com fucinho cheio de sangue.foram assar e todos ficaram esperando.depois de comer Fabiano foi fumar e falou:
-Fabiano voce é um bicho.
cachorra lambeu ele e disse:
-vc e um bicho Baleia
todos saem de cena.


Aparece Fabiano e vai para a cidade comprar mantimentos.foi a venda de seu Ínacio,mais achou tudo caro e entao pediu uma pinga mas disse após tomar um gole?
Fabiano - porque e que o senhor bota agua em tudo?
seu Ínacio nao ligou.Fabiano se sentou na calçada um Policial viu e chamou ele pra jogar.mais Fabiano perdeu tudo e saiu de lá sem falar nada e ja tonto.o Soldado o viu saindo e o prendeu.
todos saem de cena.
Sinha Vitoria esta cozinhando e o menino mais velho pergunta o seguinte:
- mainha,oque e o inferno?
Sinha Vitória respondeu?
-um lugar muito ruim
e ele pergunta:
-como é?
ela disse:
-com espetos grandes e fogueiras
-a senhora ja viu?
Sinha Vitoria se zangou e deu um cascudo,o menino mais velho foi para o canto chorar.A Baleia entao colocou a cabeça nas pernas dele e ficou acariciando.
todos saem de cena
S
r se arrumaram para ir a uma festa,Fabiano estava com uma roupa branca, colarinho, gravata,botinas de vaqueiro.Sinhá Vitoria de vestido vermelho de ramagens,equilibrava-se mal nos sapato de saltos enormes,com guarda-chuva e meninos de calça e palitó.quando começaram a andar se sentiram incomodados,entao Fabiano tirou os sapatos e colocou as meias no bolso,Sinhá Vitória fez o mesmo colocou os sapatos debaixo do braço assim se sentiram aliviados.chegaram la a festa ja tinha começado se arrumaram rápido calçaram os sapatos e dançaram muito,mais Fabiano ja estava muito bêbado caiu no chao bem no meio da festa todos tiveram que leva-lo dali arrastado e Sinha Vitória com raiva disse:
-logo agora que a festa ta boa vc cair homem? vamô embora vamo embora.
todos sairam e voltaram pra casa.
saem todos de cena.

Baleia estava muito magra entao Fabiano resolveu mata-la mais o menino mais velho chorou muito e pediu para o pai nao matar a Baleia mais nao adiantou muito,para nao assustar as crianças Sinhá Vitoria levou os meninos para fora e tampou os ouvidos deles.Fabiano deu um tiro nas patas da Baleia que saiu gritando e correndo mais morreu de tao cansada o sol estava muito quente.

saem todos de cena.

Fabiano foi receber o dinheiro das bezerras e dos cabritos que tinha vendido mais o Fazendeiro so lhe deu 30 cruzados
- mas so isso sinhô os bezerros e o s cabritos so valem isso?
Fazendeiro respondeu:
-sim Fabiano,e porque tem os juros que eu desconto.
mesmo com duvida fabiano foi pra casa e entregou o dinheiro pra mulher que logo quando viu disse que estava errado contou tudo e disse:
Sinhá Vitoria-mais home isso aqui ta errado nao pode dar so isso de dinheiro nao e muito pouco olha ta errado
Fabiano-ta nao muié o Fazendeiro disse que ta certo e porque tem os juros.
saem todos de cena.

no meio da caatinga amarela com folhas secas os meninos com trouxas de roupa na cabeça,faca no cinturao,espingarda todos se sentam ao redor da fogueira Sinha Vitoria pergunta a Fabiano:
-oque será de nossos filhos quando crescer:
Fabiano-vaquejar,vaquejar
Sinha Vitoria-o mundo vai levar eles pra longe..
comeram uns pedaços de carne que assaram e resolveram ir embora fabiano disse a Sinha Vitória:
Fabiano-vamos embora daqui muié a vida aqui ta muito dificil nois nao tem nada pra comer desse jeito vamos acabar morrendo nessa seca aqui do Nordeste.













Um comentário:

  1. Pretendo fazer um curta metragem com alunos do 3º ano. O trabalho de vocês servirá de algum modo. Não é fácil encontrar roteiros dessa obra.

    ResponderExcluir